Horta da Terra integra iniciativa global da Ellen MacArthur Foundation pelo futuro regenerativo dos alimentos

Na Horta da Terra, acreditamos que o alimento é uma ferramenta poderosa de transformação e quando alinhado à sabedoria da natureza, ele pode regenerar territórios, inspirar mudanças e fortalecer vidas.

Temos orgulho de ter participado do projeto internacional “O Grande Redesign de Alimentos”, promovido pela Ellen MacArthur Foundation, uma das principais instituições globais voltadas à aceleração da economia circular. A iniciativa reúne empresas de todo o mundo para cocriar soluções alimentares que regeneram a natureza, promovem saúde e geram impacto positivo em toda a cadeia.

Como empresa brasileira de Nature Tech especializada em ingredientes amazônicos, termos sido selecionados para compor esse movimento transformador reforça nosso propósito como representantes da biodiversidade da Amazônia.

Design circular como ferramenta de transformação

Na Horta da Terra, aprendemos com a natureza, e é por isso que nossos processos são centrados na agricultura sustentável e na economia circular. Priorizamos plantas comestíveis não convencionais (PANCs) e práticas regenerativas, trabalhando em parceria com pequenos produtores que compartilham nossos valores de sustentabilidade.

Unindo esses valores aos princípios do design circular, desenvolvemos cinco produtos-protótipo de shots funcionais que traduzem nossa missão: entregar saúde sistêmica, valorizar as plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e promover a regeneração da floresta em pé.

“Foi uma grande provocação. O desafio nos fez antecipar de três a cinco anos a nossa jornada de negócio, para termos um portfólio de aplicação direta voltado ao consumo final”, compartilhou Bruno Kato, CEO e fundador da Horta da Terra, em entrevista à fundação.

Durante o processo, refinamos nosso portfólio com base em critérios científicos, ecológicos e mercadológicos, mapeamos espécies amazônicas com alto potencial funcional e nutricional, avaliamos sua viabilidade de entrada nos mercados internacionais e buscamos respaldo técnico na literatura para mitigar riscos.

O resultado foi a construção de uma linha inicial com sete ingredientes nativos liofilizados, combinados em blends como:

  • Despertar de Vitalidade
  • Elixir da tarde
  • Selva!
  • Sonho Amazônico

Cada um pensado para diferentes momentos do dia e objetivos de saúde.

Muito além do produto: uma experiência regenerativa

Nosso conceito de design se estendeu à experiência de consumo e às embalagens: além do cuidado com os ingredientes, estamos migrando para soluções compostáveis e biodegradáveis, reduzindo resíduos e fechando ciclos de forma inteligente.

Segundo nosso CEO Bruno Kato, “o design circular é o que mais se aproxima dos processos naturais. A natureza é cíclica. Fazer negócios regenerativos é totalmente possível”.

Uma jornada colaborativa com impacto global

Essa parceria com a Ellen MacArthur Foundation representa mais que uma validação internacional do nosso propósito — é o início de uma jornada colaborativa e inspiradora.

Acreditamos que o futuro da alimentação está em soluções que respeitam o tempo da floresta, ampliam o acesso à biodiversidade e fortalecem a vida nos territórios.

“Ter outros atores globais embarcando princípios de circularidade e regeneração em toda a cadeia produtiva até o consumo final foi uma grande alegria para nós — e o começo de uma parceria com muita sinergia e grandes frutos pela frente”, conclui Bruno.

Seguimos confiantes de que o futuro da alimentação nasce no respeito ao tempo da natureza, na ampliação do acesso à biodiversidade brasileira e no fortalecimento da vida em todos os seus ciclos.

Quer saber mais? Fale com nosso time de especialistas.