Adotar soluções sustentáveis é um requisito para empresas que desejam continuar crescendo no mercado atual. Por isso, as marcas estão cada vez mais empenhadas em práticas que atendam as necessidades dos consumidores finais e promovam impactos positivos ao nosso planeta.
Entre as alternativas inovadoras e com pegada ecológica, destacam-se os ingredientes regenerativos como uma forma de agregar sustentabilidade.
O que são Ingredientes Regenerativos?
Os ingredientes regenerativos vêm de práticas agrícolas que buscam melhorar o solo e os ecossistemas agrícolas, fazendo com que a terra se recupere em vez de ser explorada.
Esse tipo de cultivo, conhecido como agricultura regenerativa, cria um ambiente mais saudável e equilibrado para as plantas e comunidades locais, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a produzir alimentos de qualidade, sempre respeitando a sustentabilidade.
Os ingredientes regenerativos além de benéficos para o planeta, também são mais nutritivos e saborosos, já que a saúde do solo influencia diretamente a qualidade dos alimentos. Eles também podem servir de insumo para formulações de diferentes indústrias, como cosméticos, farmacêuticos, entre outros.
A Qualidade dos Ingredientes
A qualidade dos ingredientes regenerativos começa no cultivo quando são utilizadas práticas que priorizam a preservação dos recursos naturais visando aumentar a produtividade da terra. Dentro dessas práticas, podemos adotar diferentes técnicas, como rotação de culturas, compostagem e o uso de cobertura vegetal que promovem benefícios ambientais e econômicos. Preservar a integridade do solo e a biodiversidade das plantas contribui para um ciclo contínuo de regeneração.
Além disso, a utilização de técnicas regenerativas preserva as propriedades funcionais, nutricionais e medicinais dos ingredientes, possibilitando uma maior concentração de benefícios, a exemplo do antioxidantes do açaí ou das proteínas da ora-pro-nobis, que são importantes para a saúde humana.
Também, se analisarmos mais a fundo, podemos afirmar que as práticas regenerativas assumem um papel importante na mitigação das mudanças climáticas, como redução de carbono no ar e a redução de emissões de gases do efeito estufa.
Valor Agregado e Diferenciais Competitivos
Para as marcas, há a oportunidade de atender a uma demanda crescente por produtos sustentáveis e de alta qualidade, que são cada vez mais procurados por consumidores conscientes.
Segundo um estudo da Nielsen, 66% dos consumidores globais estão mais dispostos a pagar mais por produtos que vêm de empresas comprometidas com o impacto socioambiental positivo.
Ao optar por ingredientes regenerativos, as empresas agregam um valor significativo aos seus produtos, mas também fortalecem sua reputação e se posicionam como líderes em inovação e sustentabilidade, ficando à frente da concorrência e, até mesmo, podendo conquistar novos nichos de mercados.
Outra vantagem é que ao investir em práticas regenerativas, as marcas contribuem para uma cadeia que beneficia os produtores e as comunidades locais.
Ingredientes regenerativos da Horta da Terra
Os ingredientes regenerativos representam um futuro promissor para as marcas que desejam se destacar em um mercado cada vez mais exigente com inovação e sustentabilidade.
A Horta da Terra adota como princípio a agricultura regenerativa através de um sistema sintrópico, um modelo de cultivo que vai além da sustentabilidade e foca na restauração ativa dos ecossistemas. Assim, nossas PANCs são os ingredientes perfeitos para produtos sustentáveis com propriedades funcionais, nutricionais e medicinais.
Descubra como nossos produtos podem impulsionar seu negócio com inovação e sustentabilidade. Converse com nosso time comercial!